24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 23 de Junho de 2022 às 16h12

BRF investe em sistemas de qualidade com 7 mi de análises laboratoriais por ano

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Um amplo sistema de qualidade que envolve 31 laboratórios de análises no Brasil, com mais de 400 colaboradores ativos nas unidades...

Um amplo sistema de qualidade que envolve 31 laboratórios de análises no Brasil, com mais de 400 colaboradores ativos nas unidades laboratoriais e cerca de 7 milhões de análises realizadas por ano, são alguns dos números divulgados nesta semana pela BRF.

Segundo a companhia, nas 38 unidades produtivas localizadas nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, os protocolos para garantir a qualidade são aplicados em tempo integral por profissionais treinados, gerando dados que são utilizados pelo Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

"Além disso, a Cultura de Segurança dos Alimentos permeia todas as áreas com ações efetivas e proativas para prevenção de riscos dentro das rotinas diárias", informou a BRF em nota.

Os controles de qualidade da companhia começam nos laboratórios de saúde animal e industriais, que monitoram desde a matéria-prima, rações, incubatórios e granjas até a obtenção do produto final, garantindo a qualidade de produção em toda a cadeia.

No campo, o trabalho dos integrados conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar que orienta e monitora toda a produção – são médicos-veterinários, zootecnistas, biólogos, químicos, engenheiros de alimentos, biotecnologistas e outros. Tudo o que é produzido, com controles sanitários rígidos, posteriormente é mapeado por meio de análises microbiológicas, físico-químicas, bromatológicas, de resíduos, de qualidade das embalagens e análises sensoriais, que indicam a qualidade e a segurança dos produtos.

“Todas as plantas possuem planos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) implementados, onde é realizada a avaliação da severidade do perigo versus probabilidade de sua ocorrência para cada etapa do processo produtivo, sendo então determinado o risco relacionado à segurança dos alimentos produzidos, garantindo a avaliação por processo em 100% dos produtos”, destacou o vice-presidente de Qualidade e Agropecuária da BRF, Fábio Stumpf, que continua:

“Este é um pré-requisito legal, baseado na avaliação de riscos como medida preventiva, imprescindível para nosso negócio. O sistema de qualidade da BRF é avaliado por meio de auditorias internas e externas e que ocorrem anualmente e lideradas pela área de Garantia da Qualidade Corporativa.”

Na planta de Videira (SC), onde está um dos maiores abatedouros de aves para o mercado halal da companhia, por exemplo, as ações para a garantia da qualidade envolveram mais de 1,7 mil treinamentos para 100% dos colaboradores de todas as áreas da unidade ao longo de 2021.

Na unidade de Campos Novos (SC), que exporta para quatro continentes e detém o maior número de habilitações para a venda de produtos suínos, os colaboradores capacitados pelo SGQ realizam os controles de quase 38 mil itens entre produtos e processos.

Food service
Neste ano de 2022, a unidade de Toledo (PR), por exemplo, recebeu da Arcos Dourados do Brasil (maior franquia da rede McDonald’s no mundo em número de restaurantes e vendas), o título de Melhor Planta Produtos Core, Requisitos Qualidade, entre todas as empresas fornecedoras para restaurantes da rede no país, segundo a BRF. Os produtos core são aqueles obrigatórios nos restaurantes McDonald’s em todo o mundo e que, por conta disto, precisam apresentar o mesmo padrão em todas as lojas da rede. Concorrendo com outras 15 empresas fornecedoras dos mais diversos produtos core para o McDonald’s, a BRF venceu pelo McNuggets.

A Restaurant Brands International Inc (RBI), empresa detentora das marcas Burger King e Popeyes, entre outras, reconheceu a BRF neste ano destacando a performance das plantas de Capinzal (SC) e de Toledo pela produção de diferentes itens para a rede mundial de fast food. O Burger King conta com mais de 850 restaurantes no Brasil, entre próprios e franqueados e distinguiu a BRF com o prêmio Estrela RBI. A BRF concorreu com mais de 55 outras empresas e cerca de 80 fábricas distintas. Atualmente, as unidades da vompanhia fornecem todo frango usado em restaurantes do Burger King Brasil, do Chicken Crisp até o BK Chicken.

Fonte: CarneTec

Veja também

Investimentos no Oeste Produtivo impulsionam setor agroindustrial brasileiro08/11/23 Nos últimos dias, o setor agroindustrial do Brasil tem sido impulsionado por uma série de investimentos significativos, demonstrando um otimismo crescente na região do Oeste Produtivo, potencializando a capacidade de produção e ampliando a geração de empregos. As empresas líderes, como JBS, Aurora e C.Vale, estão desempenhando um papel fundamental nessa......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!