EXPOMEAT
de 15 a 17 de Março de 2022

Das 14h às 20h
Pavilhão de Exposições Anhembi

Notícias

Postado em 18 de Agosto às 09h58

Dália Alimentos reabilita para o abate Halal

Notícias do Setor (667)
EXPOMEAT 2022 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Por videoconferência, a unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Arroio do Meio, recebeu a...

Por videoconferência, a unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Arroio do Meio, recebeu a auditoria de manutenção da Certificação Halal. O certificado, que concede à planta aptidão para exportar produto de origem avícola a países de ascendência muçulmana, foi renovado com êxito no dia 11 de agosto.
A auditoria ocorreu online, devido à pandemia, e reuniu membros do Comitê Halal Dália Alimentos e auditores da CDIAL HALAL, filial do Grupo CDIAL, empresa referência global em Certificação Halal, auditor líder técnico, Marawan Rachad e auditor líder religioso, Juma Momade, que analisaram as documentações e realizaram entrevistas com dois funcionários do setor sangria.
Devido ao trabalho desenvolvido em conformidade com as regras muçulmanas, a Dália Alimentos obteve aprovação na auditoria de manutenção e, portanto, permanece com a certificação do abate Halal. Em agosto de 2020, apenas seis meses após o início das atividades na planta, a indústria já havia conquistado a certificação que, por praxe, deve ser reabilitada a cada 12 meses.
Na visão do gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, “a planta frigorífica possui consolidação de padrões, de operações, de procedimentos e a reabilitação quanto à certificação garante e reafirma que a indústria segue corretamente aos ritos da religião islâmica, dos preceitos Halal e está em plena conformidade para exportar carne de frango a essa nação consumidora tão importante e que segue conceitos milenares com obstinação”.
A supervisora da Qualidade, Simone Wollmuth, ressalta ter sido um desafio realizar a auditoria, uma vez que ocorreu pela primeira vez no formato online. “A unidade obteve um bom desempenho, pois dede o início de suas atividades, segue a todos os padrões exigidos, bem como conta com o engajamento de toda a equipe para atender as demandas dos auditores”.
O supervisor Halal, Said El Moutaqi, ressalta que a auditoria de manutenção da certificação esteva totalmente de acordo com o processo que é exigido, assim como as verificações e constatações conforme os requisitos solicitados. “É uma satisfação fazer parte deste trabalho, sempre visando por melhorias no processo. A Dália Alimentos, devido ao frigorífico ser novo, dispor de alta tecnologia empregada, infraestrutura e fluxo nos processos, continuará tendo bons resultados nas próximas auditorias”.
Nos últimos 12 meses, o frango Dália foi exportado à África do Sul e aos Emirados Árabes. A prospecção futura é chegar a demais mercados, como China, Cuba, Egito, Equador, Irã, Japão, México, Peru, República Dominicana, Arábia Saudita, Singapura e Coreia do Sul. “A capacidade da planta é para o abate de 55 mil frangos por dia, mas diante do atual cenário econômico, o abate está em 35 mil cabeças. Nossa projeção é aumentar este volume, mas de acordo com o posicionamento do mercado consumidor, que, felizmente, começa a apresentar reações positivas”, explica Koefender.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Foto: Rudimar Piccinini/Divulgação

Veja também

Santa Catarina alcança US$ 2 bilhões com exportações de carnes em 202009/10/20 O agronegócio segue como o carro-chefe das exportações de Santa Catarina em 2020. De janeiro a setembro o estado faturou US$ 2 bilhões com os embarques de carne suína e de frango, o que representa mais de 1,12 milhão de toneladas vendidas para outros países neste ano. A suinocultura vem sendo o destaque e os catarinenses ampliaram em 26,2% a quantidade exportada em......

Voltar para Notícias (pt)