24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 04 de Setembro de 2023 às 11h38

Fávaro tem reunião ampliada no Mapa com os diferentes setores do agro

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na terça-feira (29) com representantes dos mais diferentes...

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu na terça-feira (29) com representantes dos mais diferentes segmentos do agro brasileiro, envolvendo o setor produtivo das carnes, pescado, cacau, algodão, café, leite, entre outros.

“Este é o segundo encontro realizado neste ano. É uma oportunidade para todos se sentarem juntos à mesa e apresentarem as demandas. Essa é uma rotina que nós queremos ter para que possamos alcançar mais sintonia e sermos mais propositivos”, explicou o ministro ao abrir o encontro.

Participaram da reunião ampliada na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF), representantes de mais de 20 entidades do agro, como o diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Carlos Franco, e a gerente de Marketing e Promoção Comercial da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Isis Sardella.

Fávaro lembrou o resultado e as oportunidades que o país está apresentando para aumentar as exportações. “Chegamos a 41 mercados abertos para a exportação de produtos da agropecuária nacional em oito meses de gestão”, comentou o ministro ressaltando a importância das parcerias comerciais com os outros países para todos os setores, inclusive aqueles que não exportam diretamente para os mercados internacionais.

Entre os principais temas de convergência da agropecuária brasileira, foi tratada a questão da rastreabilidade e as peculiaridades de cada região do país para a implementação do sistema nos diferentes setores. Para compilar essas informações e reconhecer o trabalho dos produtores que investem no sistema, o Mapa está desenvolvendo uma plataforma de regularização onde os interessados poderão participar voluntariamente para a apresentação dos dados.

Durante a reunião, segundo o Mapa, todas as entidades tiveram a oportunidade de colocar à mesa as demandas específicas de seus setores e compartilhar experiências e dificuldades em comum para que todos, juntos, busquem soluções efetivas.

“Esta é a segunda reunião neste formato com o objetivo de que todos conheçam as demandas dos diferentes setores, sendo que muitas acabam sendo convergentes. Além disso, seguimos com o atendimento personalizado a cada setor aqui no Mapa. É um espaço fundamental para detectarmos as fragilidades do ministério ouvindo a opinião dos nossos clientes, daqueles que acessam e precisam dos nossos serviços enquanto política pública”, detalhou Fávaro.

O primeiro encontro foi realizado em abril deste ano, com a participação das diversas entidades que, na ocasião, já tiveram demandas resolvidas e seguiram com os devidos encaminhamentos.

Acompanharam a reunião de trabalho o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende; o secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda; o secretário substituto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira; o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Fernando Soares; o subsecretário de Tecnologia da Informação, Camilo Mussi; e o Assessor Especial do ministro, Carlos Augustin.



Fonte: Carnetec

Veja também

Carne do futuro é tema de pesquisa01/09/20 Estar atento às inovações cientificas é de suma importância para que a indústria de proteína animal se remodele, buscando novas formas de ofertar o melhor produto ao consumidor. Tendo em vista a produção de carne artificial, assunto em ascensão, pesquisadores buscam compreender a opinião de consumidores sobre esta biotecnologia. De......
BRF reduz emissão de CO2 em sua frota agropecuária09/06/22 A BRF reduziu, em 2021, mais de 1.500 kg de CO2 na operação logística de sua frota agropecuária nos segmentos de aves, suínos e rações, informou a companhia na quarta-feira (01). A iniciativa está em......
Carne cultivada chegará ao Brasil em 202403/10/21 Ao prometer sabor idêntico e início de uma revolução na pecuária brasileira, BRF confirma chegada de carne cultivada ao Brasil para 2024. Proteína feita de células será produzida sem abater......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!