Notícias

Postado em 21 de Janeiro às 18h28

AGROINDÚSTRIA DE SC: 1,1 MIL TRABALHADORES VOLTAM AOS TRABALHOS NA BRF EM CHAPECÓ

Nome Categoria (67)

Além da retomada dos empregos e produção, setor prevê recuperação nas exportações e crescimento no faturamento para este ano.


Expectativa é de aumento entre 1,39% a 3% nas produções de frango e suíno

A agroindústria catarinense começa 2019 com saldo positivo. Em Chapecó, 1,1 mil trabalhadores retornam as funções na BRF em Chapecó, na segunda-feira (14). Eles estavam no sistema de lay-off (afastamento do funcionário por um prazo determinado que vai de dois a cinco meses, em que ele continua à disposição da empresa) desde julho do ano passado.

Estes e outros empregados do setor sofreram com o reflexo dos embargos e as operações policiais em torno da agroindústria ocorridas desde 2017 e que desencadearam na interrupção de abates, fechamento de empresas, férias coletivas e demissões. Além do retorno desses empregados, a BRF anunciou a retomada do segundo turno de perus em abril, o que vai gerar mais 700 vagas.

A retomada do setor começou a ser observada já no final do ano passado, com a empresa Jaguafrangos, do Paraná, assumindo a unidade de Ipuaçu e retomou os abates, o que acabou preservando 600 empregos. No final do ano, o México anunciou a habilitação de 26 novas plantas, uma delas a de Ipuaçu (SC). Em novembro, a Rússia reabriu o mercado para o Brasil.

“A gente vê que acertou em aceitar o lay-off, pois isso garantiu o direito aos trabalhadores num momento difícil e agora os funcionários voltam ao trabalho com seus empregos e seus direitos garantidos“ afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne de Chapecó e Região, Jenir de Paula.

Fábrica da BRF em Chapecó (SC) (Foto: Nelson Almeida AFP)]

Fonte: ClicRDC

Veja também

NovaProm, da JBS, vai exportar ingrediente funcional bovino para EUA04/04/18 A NovaProm, empresa produtora de colágeno bovino da JBS S.A., irá exportar um novo ingrediente funcional à base de carne e derme bovina para os Estados Unidos, após investir R$ 9 milhões no desenvolvimento do produto, informou a empresa na terça-feira (03). O NDBS (Natural Dehydrated Beef Stock) foi desenvolvido exclusivamente para o mercado norte-americano. A NovaProm......
BRF lança marca Kidelli com 14 produtos no portfólio11/01/18 A BRF S.A. anunciou na terça-feira (09) o lançamento de sua marca Kidelli, focada no atendimento ao mercado de produtos à base de carne de frango e suína com preços mais baixos, segmento responsável por mais de 30%......

Voltar para Notícias (pt)