Notícias

Postado em 26 de Janeiro às 15h44

Alegra Foods é destaque na adoção de sustentabilidade

EXPOMEAT 2019 Com cerca de mil integrantes, a fabricante de carnes suínas Alegra Foods vem se mostrando como referência na adoção da sustentabilidade em sua gestão. A marca foi apontada pela Bússola da...

Com cerca de mil integrantes, a fabricante de carnes suínas Alegra Foods vem se mostrando como referência na adoção da sustentabilidade em sua gestão. A marca foi apontada pela Bússola da Sustentabilidade, estudo desenvolvido pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) que mensura a sustentabilidade nas indústrias, como destaque nas práticas de gestão social, ambiental, financeira e de segurança do trabalho no Paraná. As informações foram divulgadas recentemente no site da companhia.

A Alegra Foods vem desenvolvendo uma série de boas práticas operacionais que estão em linha com o crescente nível de conscientização dos consumidores e dos produtores alimentícios. “Isso faz parte da genética da nossa marca que sempre trabalhou com inovação e sustentabilidade”, disse Ivonei Durigon, superintendente da Alegra Foods.

De acordo com a análise feita pela Fiep, a empresa implantou um grande sistema de captação de água da chuva com um reservatório que tem capacidade de abastecer os seus processos produtivos por até 30 dias. A marca também apresentou ações para conscientizar produtores e consumidores na sua área de negócios.

“Além de toda a economia gerada por esse sistema, a importância ambiental que isto carrega é impressionante. Não adianta pedirmos para os nossos colaboradores ligarem para causas ambientais se nós mesmos não nos tornarmos protagonistas neste tipo de ação. Temos que dar o exemplo”, comentou Durigon.

Estudo
A Bússola da Sustentabilidade foi criada com o objetivo de tornar palpável a ideia de sustentabilidade nos negócios da empresa e também de promover a reflexão sobre o tema nas indústrias paranaenses.

Atenta às tendências mundiais da indústria, a pesquisa segue uma metodologia própria e foca na sensibilização e na orientação dos empresários. Também fornece um diagnóstico personalizado para todos os participantes.

De acordo com dados da consultoria EY (Ernst & Young), a preocupação dos empresários com a sustentabilidade vem crescendo. Em 2016, 52% dos empresários diziam ter preocupações com o tema, já em 2017 este número subiu para 68%.

Sobre a Alegra Foods
A marca Alegra Foods apresenta cortes suínos fabricados na Unidade Industrial de Carnes Alegra, localizada em Castro (PR), que faz parte do sistema de intercooperação formado pela Frísia, Castrolanda e Capal. Juntas, as cooperativas produzem ainda industrialmente lácteos da marca Colônia Holandesa nas unidades de beneficiamento de leite de Ponta Grossa, Castro e Itapetininga (SP), e fabricam a farinha de trigo da marca Herança Holandesa em Ponta Grossa.

Fonte: Carnetec

Veja também

Rabobank espera alta de 20% na exportação de carne suína do Brasil pra China em 201831/01 As vendas de carne suína brasileira para a China podem crescer 20% em 2018, diante do aumento da oferta e competitividade do produto brasileiro, estimam analistas do Rabobank em relatório divulgado na terça-feira (30). As importações totais de carne suína pela China tendem a aumentar cerca de 6% em 2018, após queda significativa em 2017, quando o país......

Voltar para Notícias (pt)