Notícias

Postado em 07 de Novembro de 2019 às 17h20

China habilita frigoríficos de SC para exportação de miúdos de suínos

EXPOMEAT 2019 A China habilitou sete estabelecimentos de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos. A habilitação é resultado das negociações realizadas durante viagem do...

A China habilitou sete estabelecimentos de Santa Catarina para exportação de miúdos suínos. A habilitação é resultado das negociações realizadas durante viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país asiático no fim de outubro. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) esteve em Pequim no período de 18 a 25 do mês passado também em tratativas com o governo chinês.

As plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas para comercializarem seis tipos de miúdos de suínos: pés, língua, focinho, máscara, orelha e rabo.

Os estabelecimentos são BRF (Campos Novos), Pamplona Alimentos (unidades de Presidente Getúlio e Rio do Sul), Cooperativa Central Aurora Alimentos (unidades de Joaçaba e Chapecó) e Seara Alimentos (unidades de São Miguel do Oeste e Itapiranga).

“As exportações já podem ter início imediato. Medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais”, disse a ministra ao anunciar a notícia no Twitter.

De acordo com estimativa preliminar da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a abertura de mercado para esses produtos pode movimentar no próximo ano US $ 2 bilhões.

A China enfrenta uma crise no setor por causa da peste suína africana. Com a doença, mais de 6,9 milhões de animais foram sacrificados, conforme dados da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina.

Fonte: Ministério da Agricultura, abastecimento e Pecuária

Veja também

JBS Carnes registra recorde de exportações de industrializados no 1º tri28/04/18 Por Anna Flávia Rochas em 27/04/201 As exportações de produtos industrializados da JBS Carnes somou 16,8 mil toneladas no primeiro trimestre, batendo um recorde no período, informou a companhia em comunicado na quinta-feira (26). A unidade de carne bovina da JBS S.A. no Brasil elevou suas exportações de industrializados no primeiro trimestre em 33,3% na......
Exportações de carne bovina brasileira sobem 2% em 201706/10/17 As exportações brasileiras de carne bovina somam 1,065 milhão toneladas nos nove primeiros meses do ano, alta de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados compilados pela Associação......
Exportações catarinenses de carne suína para China crescem 116% no ano13/03 Desde o início do ano, Santa Catarina enviou 38,6 mil toneladas de carne suína para a China, um crescimento de 116,4% em relação ao primeiro bimestre de 2019, informou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do......

Voltar para Notícias (pt)