24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 20 de Março de 2020 às 14h12

Embrapa e ABRA iniciam negociações para atuarem juntos no reaproveitamento de resíduos animais

Notícias do Setor (674)
EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, e o presidente-executivo da Associação Brasileira de...


O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, e o presidente-executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Décio Coutinho, assinaram na terça-feira (10) Acordo de Confidencialidade para oficializar o início de negociações para projetos de parceria entre a Embrapa e a ABRA. A parceria poderá resultar em novos produtos a partir do reaproveitamento de resíduos de origem animal, como farinhas e gorduras, além de novos processos para o aproveitamento desses resíduos.

A Embrapa Agroenergia possui expertise na agregação de valor a resíduos e coprodutos do setor agropecuário, principal demanda dos associados da ABRA. Utilizando técnicas da área de biotecnologia industrial e de química de renováveis, os pesquisadores fazem a “quebra” das moléculas dos resíduos e a partir daí são criados novos produtos, com maior valor agregado.

“A nossa Vitrine Tecnológica mostra em detalhes como isso funciona”, explicou o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, João Ricardo Almeida.

Ele falou sobre “Oportunidades de parcerias entre a ABRA e a Embrapa Agroenergia” e citou alguns exemplos de produtos obtidos a partir da valoração de resíduos animais, como antioxidantes para farinhas, bioativos para ração, enzimas, algas que tratam efluentes além de biolubrificantes, biosurfactantes e biofertilizantes.

Na mesma cerimônia, tomou posse o novo Conselho Diretivo da ABRA. O novo diretor, Pedro Bittar, falou da importância da parceria com a Embrapa. “Precisamos do apoio técnico da Embrapa para mostrar a importância do setor de reciclagem no Brasil e diversificar a nossa gama de produtos obtidos a partir de resíduos de aves, bovinos e peixes, de forma ambientalmente correta”, disse Bittar.

Também participaram do evento de assinatura do acordo o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Bruno Brasil, que fez uma apresentação sobre o “Modelo de Inovação Aberta da Embrapa”, a chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Lourdes Cabral, que falou sobre “Oportunidades de parceria entre ABRA e Embrapa para valorização de resíduos do processamento animal” e a chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, Patrícia Abdelnur.

Fotos: Kelvia Tiba

Fonte: Embrapa Agroenergia – Irene Santana (Mtb 11.354/DF)

Veja também

Governo do Paraná espera alta na produção e exportação de carnes em 202119/01/21 O Paraná deve elevar sua produção total de carnes em cerca de 5% em 2021, na comparação com 2020, impulsionada pela abertura de novos mercados para exportações esperada para este ano, informou a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. O estado deverá produzir cerca de 6,07 milhões de toneladas de carnes (bovina, suína e de......
Exportações de carne de frango seguem em alta em 202009/10/20 As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 3,178 milhões de toneladas entre janeiro e setembro, número que supera em 1,3% o desempenho registrado no......

Voltar para Notícias (pt)