24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 29 de Setembro de 2017 às 13h21

Exportação de carnes e importação de frutas devem incrementar comércio Brasil-Peru

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O fim de barreiras comerciais em pauta (Mapa/Divulgação) De acordo com o site do Ministério da Agricultura,...

O fim de barreiras comerciais em pauta (Mapa/Divulgação)

De acordo com o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em novembro, Brasil e Peru devem estreitar relações comerciais, ampliando a pauta de negociações com a exportação de carne brasileira (destaque para a suína) e importação de frutas peruanas, informou o ministro Blairo Maggi, depois de se reunir com o ministro da Agricultura daquele país, Jose Manuel Calderón.

A abertura do mercado de carnes deverá favorecer estados mais próximo do Peru, como o Acre e Rondônia.
Maggi destacou o potencial do mercado consumidor brasileiro para Calderón, lembrando que o país vive um momento especial com queda da inflação e dos juros e a economia em recuperação. “Para o próximo ano, temos previsão de inflação de 3% a 4%. E os juros, que estavam de 13% a 14% ao ano, já está em 8,25% ao ano. O Brasil voltará a crescer muito rapidamente e a gente sabe que na América do Sul, quando o Brasil vai bem, todos têm a ganhar”, disse ele em nota.

O ministro viajou ao Peru, acompanhado dos secretários de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, e de Relações Internacionais, Odilson Silva, com objetivo de retirar barreiras que dificultam o comércio bilateral. “Os governos se acertam e os mercados decidem se querem ou não querem [comprar]. Os mercados são soberanos nesse processo.”

Em Lima, o ministro participou de seminário empresarial, que teve a presença de representantes de entidades do setor agrícola brasileiro e de governos de estados próximos da fronteira com o Peru. Visitou ainda a Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentação e de bebidas da América Latina.

Na quinta-feira (28), Maggi viajou à Bolívia para se encontrar com o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras local, César Cocarico, e com o vice-ministro de Comércio e Integração, Walter Clarems.

Fonte: Carnetec

Veja também

Sadia e NBA anunciam parceria inédita, aproximação do público fã de basquete16/03/21 A Sadia e a NBA (National Basketball Association) anunciaram na quarta-feira (10) uma parceria de longo prazo para o mercado brasileiro. O acordo, inédito no país, tem como principal objetivo conectar marca e produtos com o apaixonado por esporte, em especial os fãs do basquete, por meio de diversas ativações temáticas. Proprietária de um portfólio de......
CiCarne vê alta na exportação brasileira de carne bovina em 202207/01/22 As exportações de carne bovina brasileira devem crescer em 2022, com a Ásia continuando a ser o principal mercado, disse o Centro de Inteligência da Carne Bovina (CiCarne) da Embrapa na semana passada. “Esperamos que a......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!