24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 07 de Julho de 2023 às 21h57

Mapa inicia 2ª etapa de plano para prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A renovação do plano descreve as ações específicas a serem desenvolvidas pelo setor para o quinquênio...

A renovação do plano descreve as ações específicas a serem desenvolvidas pelo setor para o quinquênio 2023-2027

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) implementou a 2ª Etapa do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária, o PAN-BR AGRO, informou o Mapa na terça-feira (04). A renovação do plano descreve as ações específicas a serem desenvolvidas pelo setor para o quinquênio 2023-2027.

A resistência aos antimicrobianos (AMR) é um dos maiores desafios para a saúde pública, com importante impacto na saúde humana e dos animais. Afeta também a economia global, pela redução da produtividade e aumento nos custos de tratamentos.

Segundo o Mapa, todas as medidas adotadas pelo ministério para o enfrentamento da AMR visam à sustentabilidade das atividades agropecuárias, à segurança alimentar e à manutenção e ampliação de mercados de produtos de origem animal, com impacto positivo na produtividade e competitividade do agronegócio brasileiro, e estão plenamente alinhadas com as diretrizes e recomendações internacionais para o tema.

"Com base nos resultados obtidos ao longo do primeiro quinquênio, a nova etapa do PAN-BR AGRO (2023-2027) permanecerá buscando harmonizar as políticas públicas nacionais com as recomendações e exigências internacionais sobre o tema, assim como promover o fortalecimento das relações institucionais entre principais atores públicos e privados envolvidos, considerando o conceito de Saúde Única", disse o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Eduardo de Azevedo, em nota.

O documento atende aos objetivos definidos no Plano de Ação Global sobre Resistência aos Antimicrobianos pela Aliança Quadripartite entre a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Balanço da 1ª etapa (2018-2022)
A 1ª Etapa do PAN-BR AGRO foi executada entre os anos de 2018 e 2022, e, durante este período, foram obtidos diversos avanços em relação às políticas públicas nacionais de prevenção e enfrentamento à resistência aos antimicrobianos no âmbito da agropecuária, que podem ser conferidas no Balanço de Atividades do PAN-BR AGRO 2018-2022.

O programa
O Programa de Vigilância e Monitoramento da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Agropecuária foi criado para avaliar riscos, tendências e padrões na ocorrência e disseminação da resistência aos antimicrobianos por meio de alimentos de origem animal produzidos no Brasil, bem como prover dados essenciais para a tomada de decisões em relação à saúde animal e humana.

A 1ª Fase do Programa AMR foi executada entre os anos de 2019 e 2022, tendo os seus resultados analisados pela Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais (CPRA) do Mapa.

A 2ª Fase será realizada entre os anos de 2023 e 2024, mantendo a mesma estrutura da etapa de implementação, para que seja possível comparar os resultados obtidos ao longo do tempo, bem como para avaliar a eficácia de ações adotadas.

Para mais informações, acesse a página do Mapa sobre Resistência aos Antimicrobianos: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-pecuarios/resistencia-aos-antimicrobianos.



Fonte: Carnetec

Veja também

Exportação e produção de carne de frango no Brasil devem subir 1% em 202101/12/20 Os volumes de exportações e produção de carne de frango brasileira devem aumentar 1% em 2021, em relação a 2020, segundo estimativas do Rabobank divulgadas na quarta-feira (25). “A Arábia Saudita, que tem elevado as importações nos últimos meses, deve manter os níveis de demanda no próximo ano, por conta de desafios......
Aurora estreia no segmento de pescado08/05/18 A Aurora Alimentos anunciou na segunda-feira (07) a estreia no segmento de pescado, com o lançamento do Filé de Tilápia sem pele nos mercados da Região Sul e em São Paulo. A Aurora é a segunda grande empresa de......
Em 2021, Brasil registrou recorde de produção de proteína07/01/22 De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2021, apesar de ser mais 1 ano de pandemia, a indústria de proteína animal registrou mais um recorde de produção. Foram 14,3 milhões de......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!