24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 24 de Janeiro de 2023 às 13h54

Mapa investirá na simplificação de processos para aumentar exportações

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Intenção é que as empresas contem com um processo predefinido que permita uma tramitação mais ágil Com o...

Intenção é que as empresas contem com um processo predefinido que permita uma tramitação mais ágil
Com o propósito de aumentar as exportações dos produtos brasileiros, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, propôs que seja trabalhada a simplificação do procedimento de habilitação de estabelecimentos para a exportação de produtos de origem animal, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na segunda-feira (16). A intenção é que as empresas contem com um processo predefinido que permita uma tramitação mais célere.
A proposta foi apresentada pelo ministro após reunião com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) na busca de ampliar o comércio exterior de estados com menor participação no mercado internacional.
“Estamos trabalhando para ampliar o nosso mercado, mostrar as potencialidades do Brasil para o mundo e isto também inclui a simplificação de processos internos para que as empresas possam também se preparar para este novo momento”, ressaltou o ministro em nota.
Para comercializar seus produtos para outros países, a empresa deve estar devidamente habilitada, seguindo os procedimentos de trânsito e certificação sanitária estabelecidos na Portaria SDA nº 431/2021.
É importante que os departamentos de Gerência e Qualidade ou os setores responsáveis dos estabelecimentos interessados em se habilitar cumpram rigorosamente os critérios definidos na norma, além de observarem atentamente as exigências do país para onde desejam exportar, que podem ser verificadas junto à Divisão de Habilitação e Certificação (DHC) por meio deste link.
Dessa forma, a tramitação ocorre de forma mais rápida. Atualmente, segundo o ministério, inconsistências evitáveis, como erros de tradução, por exemplo, geram pendências, aumentando as etapas para conclusão do procedimento.
Fonte: CarneTec

Veja também

Exportações de carne suína crescem 25,3% no primeiro quadrimestre de 202126/05/21 As exportações brasileiras de carne suína (in natura e processada) alcançaram 351,8 mil toneladas de janeiro a abril de 2021, uma alta de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em abril deste ano, o total exportado foi de 98,3 mil toneladas, volume 35,1% maior ao......
Brasil: 45,3% da carne bovina exportada em 2022 é do Centro-Oeste03/11/22 Os embarques de carne bovina in natura brasileira ao mercado internacional somaram 1,5 milhão de toneladas entre janeiro e setembro de 2022. A região Centro-Oeste foi responsável por 45,3% desse volume, com 680,1 mil toneladas de carnes......
JBS investe R$ 20 milhões para ampliar produção em Goiânia03/05/18 Por Anna Flávia Rochas A JBS S.A. investiu R$ 20 milhões na sua unidade de carne bovina em Goiânia (GO), ampliando a atividade de desossa em 35% nesta planta, informou a empresa em comunicado na quarta-feira (02). A unidade......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!