23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 16 de Junho de 2021 às 10h55

Indústria brasileira de carnes se atenta ao mercado Halal

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal Relação entre Brasil e países Árabes segue em alta, como exemplo dessa afirmativa, dados emitidos por entidades...

Relação entre Brasil e países Árabes segue em alta, como exemplo dessa afirmativa, dados emitidos por entidades setoriais das indústrias de carnes bovina e frango confirmam importância da certificação Halal. Iniciativa tem como objetivo acessar um mercado consumidor com mais de 1,8 bilhão de muçulmanos.

Como explica o CEO da SIILHalal, Chaiboun Darwiche, informações foram disponibilizadas pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e, demonstram que ao longo dos anos a indústria de carne nacional construiu um bom relacionamento comercial.

“Emirados Árabes Unidos, Egito e o Reino da Arábia Saudita, por exemplo, há anos permanecem no ranking de principais destinos. Por isso a importância da certificação Halal, pois é ela que atesta se um determinado produto está dentro das conformidades exigidas pela jurisprudência islâmica, ou seja, se é permitido para o consumo dos consumidores muçulmanos”, revela o profissional.

Ainda de acordo com ele, mesmo com oscilações ao longo desse percurso, o mercado para produtos Halal é promissor devido ao crescimento da religião ao redor do mundo. “Vimos que de maio a junho deste ano as exportações de carne de frango para o Oriente Médio por exemplo foram de US$ 844 milhões, participação de 20%. Quando olhamos para o comércio da carne bovina para este bloco econômico o valor chegou a US$ 270 milhões representando 6,3%”, ressalta Darwiche.

UM PASSAPORTE
Para Darwiche, como forma de exemplifica a necessidade da certificação, ela nada mais é que o passaporte para acessar os consumidores muçulmanos ao redor mundo. “Quando falamos de proteínas de origem animal permitida para o nosso consumo, já temos a vantagem de sermos o maior País exportador de carnes bovina e frango Halal. As empresas devem compreender que a certificação é uma grande oportunidade para ampliarem o acesso de seus produtos para este público específico”, salienta.

Segundo ele, há uma grande procura de indústrias de carne bovina por informações sobre os requisitos para obter a certificação. “Somente nos primeiros seis meses deste ano tivemos um incremento de 15% na abertura de novos negócios, ou seja, pessoas que vislumbraram o potencial deste mercado”, finaliza.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feedfood

Veja também

Governo projeta crescimento de 6% ao ano do mercado de alimentos com certificação Halal06/07/20 Apesar de já negociar proteínas certificadas como halal para mais de 65 países em três continentes, o Brasil quer ampliar esta fatia. De acordo com Yana Dumaresq, secretária especial adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, a projeção de crescimento anual deste mercado é de 6%. “Quisera eu que todos os......
Exportações de carne de frango crescem 1,8% em 202015/09/20 As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) apresentaram alta de 11,3% no mês de agosto, alcançando 362,4 mil toneladas, informa a Associação Brasileira......
ACIC e Sihrbasc divulgam tarifas dos hotéis para a Mercoagro 201808/11/17 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc) anunciaram as tarifas dos hotéis para a Mercoagro 2018 (Feira Internacional de......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!