23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 09 de Junho de 2018 às 13h13

Mapa abre consulta pública para normas de abate humanitário; redução do tempo de jejum na mira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou em seu site na segunda-feira (21) que editou a portaria 62, publicada na sexta-feira no Diário Oficial da União, que abre prazo de 30 dias para consulta pública do regulamento de manejo pré-abate e abate humanitário.

A nova regra deverá reduzir o tempo de jejum dos animais, que varia conforme a espécie – bovino, suíno ou ave.

O objetivo das normas é evitar dor e sofrimento desnecessários aos animais em todos os estabelecimentos inspecionados oficialmente, que realizam abates e aproveitamento dos animais para fins comerciais.

É proibido espancar os animais, agredi-los, erguê-los pelas patas, chifres, pelos, orelhas ou cauda, ou qualquer outro procedimento que os submeta a dor, medo ou sofrimento desnecessários. As informações são do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa).

As principais propostas de normatização determinam que haverá controle das cargas de animais destinados ao abate desde o embarque na propriedade, passando pelo transporte, até o desembarque no frigorífico.

Esses controles serão baseados na inspeção dos caminhões – incluindo tacógrafos para fiscalização da velocidade – e exames nos animais para verificação de possíveis lesões antes do abate. Anteriormente, o controle era feito apenas na chegada ao abatedouro.

Outra novidade será a obrigatoriedade de os frigoríficos manterem um responsável pelo cumprimento das normas de bem-estar animal, que prestará orientações no pré-abate (operações de embarque na propriedade de origem até a contenção para insensibilização) e no abate dos animais. Esse responsável deverá orientar os motoristas dos veículos utilizados para transportar animais.

Entre os possíveis atores a participar dessa consulta pública está o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). No mês passado, houve a posse da nova diretoria da Comissão Nacional de Bem-Estar Animal (Cobea/CFMV), que tem como atribuições o estudo e a apreciação de temas relacionados ao bem-estar dos animais.

Fonte: Carnetec

Veja também

Em 5 dias úteis, BR bate em mais de 30% total exportado e faturado de carne suína em janeiro/2012/01/21 De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Camex) do Governo Federal, as exportações de carne suína fresca, congelada ou resfriada nos primeiros cinco dias úteis de janeiro teve resultados positivos frente à janeiro de 2020 e melhor ritmo em relação à última semana de dezembro, com exceção do......
IAPAR desenvolve ferramenta de reconhecimento facial em bovinos14/02/22 Na busca pela constante evolução do setor produtivo, uma pesquisa iniciada em 2019, pelo então estudante de Engenharia da Computação, Lucas Nolasco e seu orientador, o pesquisador João Ari Gualberto Hill, aponta nova......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!