22 a 24 de setembro de 2026

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 08 de Fevereiro de 2021 às 17h28

Pecuária brasileira pode se beneficiar com o governo Joe Biden

EXPOMEAT 2026 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal As questões ambientais voltaram a ser prioridade para os Estados Unidos com o governo Joe Biden. Além do retorno para o Acordo de...

As questões ambientais voltaram a ser prioridade para os Estados Unidos com o governo Joe Biden. Além do retorno para o Acordo de Paris, existe uma proposta de um aporte de US$20 bilhões para apoiar ações voltadas à conservação de florestas. Essa mudança pode beneficiar a pecuária brasileira que vem trabalhando fortemente para seus resultados nos quesitos socioambientais.

Para citar apenas dois exemplos: no Pará produtores e frigoríficos se uniram e estão desenvolvendo uma plataforma online para ajudar àqueles que desejam regularizar pendências socioambientais; e no Mato Grosso, a Liga do Araguaia, um movimento de produtores rurais, promove a adoção de práticas sustentáveis na pecuária.

De acordo com o engenheiro agrônomo Francisco Beduschi Neto, executivo da National Wildlife Federation (NWF) no Brasil, esses e outros bons exemplos reforçam o movimento do setor para dar transparência aos resultados. “Precisamos comunicar nosso progresso e mostrar onde e como o boi está sendo criado. Com isso, poderemos ter acesso a mais recursos e a novos mercados”.

Ele lembra ainda que a lei da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, publicada no dia 14 de janeiro ajudará a beneficiar os produtores. “Ela será essencial para o dinheiro chegar às mãos dos produtores. Assim, temos os meios - a floresta em pé, a produção com qualidade; e as ferramentas institucionais para vender mais e ainda trazer mais recursos para o Brasil”. Contudo, Beduschi ressalta a importância do cumprimento de algumas obrigações, como por exemplo, finalizar a implementação do Código Florestal.

Além do fator socioambiental, o executivo da NWF no Brasil também avalia dois outros fatores relevantes na pecuária: oferta e demanda. No primeiro item, as projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são positivas, com um aumento até 2030 de 16% na produção. A seu ver, esse crescimento se dará, principalmente, pelo aumento da produtividade, como a redução de idade e aumento do peso de abate.

Em termos de demanda, o Ministério aponta um consumo doméstico com uma alta de apenas 10% neste período. Beduschi analisa a relevância de expandir internacionalmente a atuação do país para manter equilibrados os dois lados da balança. “A China se manterá como um forte comprador da carne bovina brasileira na primeira metade dessa década, mas com declínio gradual de demanda na segunda metade, ao reverter a situação causada pela peste suína africana em 2019”, pondera. “Portanto, num cenário de vendas concentradas e retomada da produção de bens substitutos no mesmo mercado, será necessário diversificar os compradores para seguir expandindo”, finaliza.

Fonte: PecSite/Nacional Wildlife Federation (NWF)

Veja também

Perdigão encerra 2020 com liderança em categorias como industrializados e congelados07/04/21 Conheça outras notícias do setor: www.carnetec.com.br Mesmo em um cenário desafiador, a Perdigão registrou resultados positivos em 2020 garantindo a liderança em industrializados de carne, o que incluiu frios e embutidos, que atingiram 23,2% de share valor e 24,3% em volume, informou a empresa no mês passado. Os dados levantados pela Nielsen confirmam a estratégia......
Frigol adota inteligência artificial no abate de unidade no Pará01/04/20 A unidade da Frigol em Água Azul do Norte é o "primeiro frigorífico do Pará a utilizar inteligência artificial para classificação das carcaças bovinas e tecnologia blockchain para a rastreabilidade......
Sadia encerra 2020 com 80 lançamentos, entra em novos segmentos08/02/21 A Sadia, marca de alimentos mais valiosa do Brasil e Top of Mind em 2020, celebra recorde histórico de lançamentos no último ano, informou a BRF, detentora da marca. Foram cerca de 80 itens novos adicionados em seu portfólio,......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!