23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 18 de Agosto de 2021 às 10h14

Peixe BR e Esalq/USP realizam estudo sobre Salmonella na cadeia de produção do tambaqui

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) articula com o Grupo de Estudos e Extensão em Inovação...

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) articula com o Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado (Getep), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), e a Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/Mapa), a realização de inédito estudo sobre Rastreabilidade da Salmonella na cadeia de produção do tambaqui, informou a Peixe BR na terça-feira (10).
“É o primeiro trabalho no Brasil que visa solucionar um importante desafio sanitário do tambaqui no país, com o objetivo principal de proporcionar segurança alimentar aos consumidores e possibilitar que o mais importante peixe nativo do Brasil acesse mais mercados internacionais”, disse o presidente executivo da Peixe BR, Francisco Medeiros, em nota.
O estudo é liderado pela pesquisadora da Esalq/USP Juliana Galvão, coordenadora do Getep. “A salmonelose é uma doença transmitida por alimento, ocupando posição destacada no campo da saúde pública em todo o mundo pelas suas características de morbidade e, em particular, pela dificuldade de seu controle. A Salmonella spp. apresenta grande adaptação fisiológica, o que confere a esta bactéria condições de se desenvolver em ambientes associados às práticas aquícolas”, explicou Juliana na mesma nota.
Ela informa ainda que o estudo vai diagnosticar e rastrear ocorrências de contaminação por Salmonella na cadeia produtiva do tambaqui, incluindo a identificação das operações e pontos críticos ao longo da cadeia produtiva – da água ao prato. “A partir do rastreio dos pontos críticos de contaminação será elaborado um Plano de Ação, incluindo estratégias, ferramentas e procedimentos a ser priorizados, promovendo ganhos de eficiência, qualidade e sustentabilidade da produção”, disse a pesquisadora.
“Essa é uma demanda importante dos produtores da tambaqui associados à Peixe BR. A bactéria Salmonella é o principal desafio à exportação da espécie. Equacionando essa questão sanitária, nos tornaremos mais competitivos e teremos um enorme mercado para explorar”, disse Hebert Carli Júnior, gestor de Piscicultura e Pecuária do Grupo Bom Futuro.
Para Bruno Leite, diretor da Zaltana Pescados, esse estudo é muito importante para reforçar a preocupação da cadeia produtiva com a segurança alimentar dos peixes nativos. “O tambaqui e demais peixes nativos têm grande potencial de consumo e exportação. Para isso, precisamos criar protocolos embasados cientificamente para atender às exigências do mercado global”, afirmou. Ambos os depoimentos dos empresários constam no comunicado da Peixe BR.
Esse é o primeiro estudo sobre o tema no Brasil, que envolverá a identificação da Salmonella desde a propriedade de produção, passando pelo transporte e chegando à indústria, contemplando também os procedimentos de controle.
O projeto conta com recursos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que lidera esforços para erradicação da fome e combate à pobreza no mundo.
Fonte: Carnetec

Veja também

Pif Paf vai investir R$ 100 mi em 2018, quer expandir exportações01/03/18 A Pif Paf Alimentos, empresa mineira especializada na produção de carne de frango e suína, anunciou recentemente que pretende investir R$ 100 milhões em 2018, impulsionar o desempenho operacional e elevar exportações. O investimento será focado em sistemas de gestão, desenvolvimento de produtos, armazenagem, automação e......
JBS espera forte desempenho para operações de bovinos nos EUA em 201714/03/17 A JBS espera que seus negócios de carne bovina nos Estados Unidos tenham margens acima do verificado nos últimos anos em 2017, como resultado da recuperação do ciclo de bovinos na região e aumento das......
Brasil amplia exportação de carne de frango aos Emirados Árabes26/01/22 Atento aos mais diversos mercados consumidores, o produtor brasileiro de frango segue ganhando destaque quando o assunto é exportação, principalmente aos Emirados Árabes. Como aponta levantamento realizado pela......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!