24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 25 de Outubro de 2023 às 11h02

Japão retira embargo à carne de frango de Mato Grosso do Sul

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAF) retirou na sexta-feira (20) o embargo temporário às...

O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAF) retirou na sexta-feira (20) o embargo temporário às importações de carne de frango e ovos produzidos em Mato Grosso do Sul, segundo comunicados divulgados pelo ministério japonês e pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de MS (Semadesc).

As compras tinham sido suspensas em 19 de setembro, após o governo brasileiro confirmar um foco de gripe aviária de alta patogenicidade em ave doméstica, de subsistência, em Bonito (MS).

O embargo às importações de aves vivas e pintinhos de um dia continua em vigor.

A Semadesc disse em nota que o mercado japonês representou 19% do total das exportações de carne de frango produzidas em Mato Grosso do Sul até agosto de 2023.

“É o segundo maior mercado depois da China, então caso (o embargo) tivesse continuidade, poderia haver impacto na avicultura do nosso estado. Mas isso não chegou a ocorrer, porque durante esse período, essa produção sul-mato-grossense foi realocada para outros mercados”, disse o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Mato Grosso do Sul exporta 2,5 mil toneladas de carne de frango por mês para o Japão, equivalente a 0,7% do total exportado pelo Brasil mensalmente, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O Brasil continuava livre de influenza aviária de alta patogenicidade, segundo o critério da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que o país nunca registrou foco da doença em ave do setor produtivo.



Fonte: Carnetec
Por Anna Flávia Rochas em 23/10/2023

Veja também

China libera embarque de 40 mil toneladas de carne bovina04/07/23 O estoque de carne bovina brasileira produzida antes da confirmação de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da Vaca Louca), em 23 de fevereiro, foi liberado para embarque à China. O país asiático havia suspendido temporariamente as exportações do produto brasileiro. De acordo com as estimativas da Secretaria de Comércio e......
Exportações de carne bovina podem bater recorde em janeiro, diz Agrifatto26/01/22 As exportações brasileiras de carne bovina in natura poderão bater recorde em janeiro caso o ritmo de embarques observado até agora se mantenha, estimou a consultoria Agrifatto. “Até o momento, em jan/22 foram......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!