24 a 26 de setembro de 2024

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 06 de Novembro de 2023 às 15h52

República Dominicana habilita um total de 55 plantas frigoríficas brasileiras

EXPOMEAT 2024 - V Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A República Dominicana habilitou 55 plantas frigoríficas brasileiras a exportarem carnes suína e bovina ao país,...

A República Dominicana habilitou 55 plantas frigoríficas brasileiras a exportarem carnes suína e bovina ao país, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro na quarta-feira (1º).

As plantas estão localizadas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre e Rondônia, estados com a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Entre as plantas autorizadas, 36 foram habilitadas a exportar carne suína (34 abatedouros e duas unidades processadoras), segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “Elas se somam a outras quatro unidades já habilitadas ao mercado na primeira quinzena de agosto, totalizando 40 plantas habilitadas a embarcar produtos para o mercado dominicano”, disse a entidade em nota.

A República Dominicana tem uma produção anual de 45 mil toneladas de carne suína e consumo de 165 mil toneladas, segundo dados do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A expectativa é de que o país centro-americano importe um total de 130 mil toneladas de carne suína em 2023. Cerca de 85% desse volume é atualmente importado dos Estados Unidos, com o restante do Reino Unido e Canadá.

“A ampliação das plantas para a República Dominicana é um importante reconhecimento à qualidade e aos critérios do sistema brasileiro, assim como uma oportunidade de incremento na pauta exportadora do setor. Esperamos ver reflexos destas habilitações nos volumes embarcados em 2024”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.

A ABPA disse que a República Dominicana também é o primeiro país a autorizar o Paraná com o reconhecimento de que o estado é livre de aftosa sem vacinação.

A JBS já havia informado na terça-feira (31) que 11 de suas plantas tinham sido habilitadas a exportar à República Dominicana, das quais sete de carne suína da Seara e quatro de carne bovina da Friboi.



Por Anna Flávia Rochas em 02/11/2023
Fonte: Carnetec

Veja também

GEAVE confirma participação na EXPOMEAT em novembro11/08/21 Por muito tempo, a indústria de processamento da carne vem contando com as nossas soluções de atordoamento de animais vivos que garantem uma melhor qualidade da carne, maior vida útil de seus produtos com um grande valor nutricional para seus consumidores garantindo também a segurança de seus funcionários com uma abordagem por escalas. Nós fazemos isso e......

Voltar para Notícias (pt)

Fale conosco!