23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 27 de Outubro de 2021 às 12h49

Unidade da BRF em GO avança no conceito de Fábrica Inteligente

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A BRF avança em sua Jornada Indústria 4.0 com a modernização da unidade de Buriti Alegre (GO), que passa a operar no...

A BRF avança em sua Jornada Indústria 4.0 com a modernização da unidade de Buriti Alegre (GO), que passa a operar no conceito de Fábrica Inteligente, informou a companhia no último dia 14 de outubro. A atualização teve investimento de R$ 8 milhões e contempla novas tecnologias em automação, sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Analytics. Com isso, as unidades produtivas da empresa ganham em eficiência e redução de custos, disse a BRF.
A companhia desenvolveu duas frentes para a Jornada Indústria 4.0: a Fábrica Digital e a Fábrica Inteligente. A primeira conta com programas – como o Sistema de Excelência Operacional (SEO) digital e a Rastreabilidade Digital –, formulários, dados, controles e exercícios de rastreabilidade que foram totalmente digitalizados, trazendo agilidade para a operação, além de reduzir os custos.
Outra iniciativa é a plataforma padronizada para design e impressão de etiquetas, que atende a padrões internacionais, visa maior segurança na leitura das informações, a partir de código datamatrix, otimizando assim o processo de logística e rastreabilidade.
Na segunda frente de atuação, a Fábrica Inteligente, a unidade passa a contar com gestão on-line dos processos produtivos, com a implantação de IOT's (internet of things), etiquetas RFID (Radio Frequency Identification - Identificação por Radiofrequência), Analytics e integrações com automação e plataforma sistêmica de gestão de fábrica.
“Em Buriti Alegre, demos um passo além com a sensorização e passamos a captar os dados do processo produtivo automaticamente. Com isso, os controles como quantidade, peso e temperatura final do produto são realizados em tempo real, colaborando ainda mais com a qualidade de nossos produtos e para a tomada de decisões com mais agilidade”, disse o gerente de Inovação de Operações da BRF, Carlos Coutinho, em nota.
A companhia também automatizou coletores e câmeras para o apontamento de produção, que acompanha o consumo de matéria-prima, além de controlar e monitorar os lotes de insumos e embalagens. Todas essas soluções ocorrem em interdependência com as outras frentes da cadeia produtiva na integração e disponibilização de dados para uma rastreabilidade inteligente e elevada gestão fabril.
“Nossa Jornada Indústria 4.0 atua nos pilares de eficiência e qualidade. Nosso mapa de evolução para fábricas inteligentes com o Projeto Indústria 4.0 está acontecendo em três unidades piloto: Buriti Alegre (GO), Marau (RS) e Seropédica (RJ), que já nasceu digital, como uma unidade projetada nos conceitos 4.0”, disse o executivo.
A BRF foca em excelência operacional a partir do fortalecimento de sua cultura, com programas e tecnologias que reduzem a ociosidade fabril, maximizam o uso dos ativos da companhia, minimizam perdas, melhoram processos de negociação de insumos, matérias-primas e compras gerais e incorporam conceitos da Indústria 4.0 às unidades e operações.
“Esta jornada é transformadora e considera o sensoriamento em nossas linhas de produção, com dashboards de eficiência que já estão em operação em plataforma com dados real time para visibilidade, contribuindo para tomada de decisões mais ágeis e assertivas no dia a dia da operação. Essas tecnologias levam a companhia para um novo patamar de eficiência operacional e gestão on-line”, destacou o gerente executivo de Tecnologia na BRF, Gilberto Andretta, no mesmo comunicado.
Até 2025, a BRF pretende investir R$ 700 milhões em iniciativas de transformação digital, em linha com a Visão 2030, fortemente apoiada em inovação.

Fonte: CarneTec
 

Veja também

Lei assegura acesso de pequenos criadores a estoques07/01/22 O governo federal publicou uma lei na quarta-feira (05) que assegura o acesso a pequenos criadores de animais aos estoques públicos de milho, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A lei institui o Programa de Venda em Balcão (ProVB), por meio do qual cada criador pode adquirir até 27 toneladas mensais de milho, dependendo do tamanho do plantel. “O programa antes era......
Forte em leite, CCPR começa a ampliar foco dos negócios09/09/21 A Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), maior cooperativa de captação de leite do país, quer avançar em outras áreas do agronegócio. Com um rebanho de 250 mil vacas, começa a testar a engorda dos......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!