23 a 25 de março de 2027

Local: Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - São Paulo - SP
Das 14h às 20h

Notícias

Postado em 26 de Novembro de 2020 às 08h52

Mapa regulamenta fabricação artesanal, IN permite que estados concedam Selo Arte

EXPOMEAT 2027 - VI Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de cumprir mais uma etapa para implantação do Selo...

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de cumprir mais uma etapa para implantação do Selo Arte em todo o país. Na quarta-feira (18), foi publicada a Instrução Normativa nº 61 (IN61), que estabelece o regulamento para o enquadramento dos produtos cárneos artesanais para concessão do Selo Arte.

Segundo o Mapa, o selo permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como carne de sol, linguiças e defumados. Com a certificação, os produtores artesanais poderão acessar mais mercados e aumentar sua renda.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas do Mapa, Orlando Melo de Castro, disse em nota que a instrução normativa permite que estados e o Distrito Federal (DF) concedam o Selo Arte aos produtos cárneos.

“A norma possibilita que esses produtos possam ser comercializados em todo o território nacional, além de ser um selo de garantia da conformidade artesanal, que é um potencial agregador de valor. Essa iniciativa vai atender à demanda de inúmeros produtores artesanais, que produzem e preservam a cultura e a tradição desta produção em suas regiões.”

Os estados e o DF deverão reconhecer, por meio de protocolos específicos, os produtos artesanais de seus territórios, considerando a rastreabilidade da matéria-prima quando cabível.

Os produtores rurais de animais destinados ao abate para fabricação de produtos cárneos artesanais devem comprovar o atendimento às Boas Práticas Agropecuárias (BPAs), e o abate dos animais ou a matéria-prima utilizada devem ter origem em abatedouros ou frigoríficos com inspeção oficial.

As avaliações dos documentos de comprovação do cumprimento das boas práticas serão realizadas pelos estados e pelo DF, responsáveis pela concessão do Selo Arte.

No caso das BPAs, o trabalho poderá ser realizado pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

Em relação à fabricação, as avaliações poderão ser feitas pelos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal.

A IN61 entrará em vigor em 1º de dezembro de 2020.


Fonte: Carnetec

Veja também

Rotulagem sobre nova Fórmula05/10/20 A ANVISA lançou a primeira edição do Perguntas e Respostas sobre Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 421/2020, e IN 67/2020....
Mapa premia empresas do agronegócio por boas práticas de integridade08/02/21 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou na sexta-feira (5) o Selo Mais Integridade para as organizações agropecuárias ganhadoras da terceira edição, informou o Mapa em nota no......
Rússia habilita 9 plantas brasileiras para exportação de carne suína02/12/21 A Rússia anunciou a habilitação de nove plantas frigoríficas brasileiras a exportarem carne suína ao país, aumentando de quatro para 13 o número total de unidades brasileiras autorizadas a embarcar o produto,......

Voltar para (Notícias-endosso)

Fale conosco!