EXPOMEAT
de 15 a 17 de Março de 2022

Das 14h às 20h
Pavilhão de Exposições Anhembi

Notícias

Postado em 14 de Maio de 2020 às 15h40

Certificadoras halal ganham acreditação para novas áreas

Notícias do Setor (667)
EXPOMEAT 2022 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal O Centro de Acreditação do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC Acreditation Center, ou GAC) liberou recentemente...

O Centro de Acreditação do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC Acreditation Center, ou GAC) liberou recentemente novas acreditações para as certificadoras halal brasileiras, referentes a auditorias realizadas pelo órgão em fevereiro. A certificação é importante para as empresas interessadas em manter negócios com os países do Golfo Árabe, que são Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Omã, Catar, Kuwait e Iêmen, e com outros países que seguem o GAC.

O GAC tem sede em Riad, capital saudita. Halal é todo produto próprio para o consumo de muçulmanos.

A Fambras Halal, de São Paulo capital, conquistou duas novas categorias, a J, para transporte e armazéns, que permite a certificação de entrepostos e empresas de logística, e a categoria H, de distribuição, para a certificação de pontos de venda e supermercados.

Os países do Golfo vão passar a exigir a partir de maio que uma nova norma seja seguida por exportações de produto halal. A nova categoria J de certificação foi inserida entre os requisitos para armazéns e câmaras frias brasileiras por onde carnes bovina e de frango passarem após o abate.. Em março, a ANBA publicou reportagem sobre a nova exigência.

Desde 2017, a Fambras já possui as categorias C (produtos perecíveis de origem animal, como carnes, leites e derivados que precisem de refrigeração), D (produtos vegetais que precisam de refrigeração, como sucos, polpas de frutas congeladas, açaí), E (produtos alimentícios que não precisam de refrigeração, como óleos, carne enlatada, biscoitos, farinha), e L (produtos químicos, aditivos alimentares, medicamentos e farmacêuticos)..

“Estas duas novas categorias reforçam nosso compromisso em atender as demandas dos nossos clientes. O GAC é um importante organismo de acreditação halal que garante a aceitação dos organismos de certificação Halal, tais como a Fambras Halal, para os países do Golfo”, disse a coordenadora de qualidade da Fambras Halal, Elaine Franco de Carvalho.

Elaine afirma que para o halal, é importante cobrir toda a cadeia produtiva, da produção e fabricação até o destino final. “Entrepostos também devem ser acreditados. Mais uma vez estamos atendendo a demanda do consumidor, estamos sempre atentos e buscamos o reconhecimento o mais rápido possível”, disse a coordenadora.

A Cdial Halal, de São Bernardo do Campo (SP), agora poderá certificar as categorias D, E, J, H e também a categoria F, de alimentos para animais (rações).

A Siil Halal, de Chapecó (SC), conquistou quatro novas categorias, D, F, H e J, que representam respectivamente produtos perecíveis de origem animal, produção de alimentos para animais, distribuição e transporte e armazenamento.

Em nota, o CEO da Siil Halal, Chaiboun Darwiche, disse que a conquista das novas categorias representa o compromisso com todos os processos para certificar os mais variados produtos de diversos segmentos industriais. Ele considera que o credenciamento às novas categorias trará oportunidades. “Com este anúncio, o nosso objetivo é ampliar o leque de serviços da Siil Halal para o mercado brasileiro pelo aumento que essas novas categorias trazem para os nossos negócios”, disse Darwiche.

O executivo afirmou que a cada ano as exigências como a de garantia e qualidade aumentam. “Por esta razão, ser reconhecido por um órgão internacional é sinal de confiança pelos trabalhos realizados pela Siil Halal”, declarou.

Fonte e foto: Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba)

Veja também

JBS faz parceria com Instituto de Zootecnia em pesquisa sobre redução de gases de efeito estufa na pecuária20/07 A JBS, a segunda maior empresa de alimentos do mundo, e o Instituto de Zootecnia (IZ) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo formalizam nesta quinta-feira (15/07) uma parceria que irá contribuir para o desenvolvimento de estudos para a redução de emissões de gases do efeito estufa na cadeia bovina. O projeto busca aditivos alimentares que melhorem a......
Unilever anuncia 'alimentos do futuro'26/11/20 A Unilever anunciou no dia 18 de novembro, seu mais novo compromisso de sustentabilidade para a categoria de alimentos, que tem como um de seus pilares aumentar em €1 bilhão as vendas de carne à base de plantas e alternativas aos......

Voltar para Notícias (pt)