21 A 23
DE SETEMBRO DE 2021

Das 14h às 20h

Pavilhão de Exposições Anhembi - São Paulo/SP

Notícias

Postado em 09 de Setembro às 10h47

Nova versão de app da Embrapa: cálculo mais dinâmico do custo de produção de aves e suínos

Notícias do Setor (210)
EXPOMEAT 2021 Já disponível, a versão 3.0 do Custo Fácil traz novidades para os produtores de frangos de corte e de suínos que têm o aplicativo instalado em seus celulares e tablets, informou a Embrapa...

Já disponível, a versão 3.0 do Custo Fácil traz novidades para os produtores de frangos de corte e de suínos que têm o aplicativo instalado em seus celulares e tablets, informou a Embrapa Suínos e Aves na sexta-feira (04). Agora, é possível editar e apagar granjas e dados de lotes, além de gerar relatórios dinâmicos das granjas, do usuário e das estatísticas da base de dados no servidor da Embrapa.

Além disso, os relatórios permitem separar as despesas dos custos com mão de obra familiar. Tudo com uma navegação mais amigável e autoexplicativa e ainda oferecendo a possibilidade de restaurar as informações usando um backup. O aplicativo está disponível de forma gratuita para instalação em dispositivos Android, na Google Play.

A nova versão traz uma melhor conectividade com a base de dados da Embrapa, permitindo ao usuário não apenas buscar relatórios das suas granjas, como ocorria até a versão 2.0, mas também obter sua posição no ranking e as médias regionais dos principais indicadores econômicos (receita bruta, custo total, lucro líquido e geração de caixa) das granjas que declararam informações por meio do aplicativo ou no portal Custo Fácil na internet.

O custo da mão de obra familiar é um dos mais importantes na produção integrada de frangos de corte e de suínos, sobretudo na Região Sul. Por isso, deve ser contabilizado no custo de produção e nas estimativas dos indicadores de desempenho econômico. Desde a versão 1.0 do aplicativo Custo Fácil essa informação é contabilizada, mas na versão 3.0 optou-se por separá-la no relatório dos custos operacionais e total.

“Assim, o usuário tem a vantagem de diferenciar as despesas operacionais (energia, aquecimento, manutenção, seguro, mão de obra contratada, administração, etc.) dos custos de oportunidade envolvidos com a dedicação dos membros da família às atividades de manejo e gestão da granja”, explicou o pesquisador Marcelo Miele, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo, em nota.

O aplicativo
Desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves (SC), o Custo Fácil foi lançado em junho de 2016 para ajudar produtores integrados e a assistência técnica na gestão da granja. Com ele, é possível organizar os dados e gerar as informações necessárias para estimar o custo de produção, a rentabilidade e a geração de caixa nos sistemas integrados de produção de frango de corte, de leitões, de suínos em creche e em terminação.

A Embrapa identificou junto à assistência técnica e aos produtores de aves e suínos integrados a necessidade de ferramentas simplificadas que permitissem estimar indicadores do desempenho econômico e financeiro das granjas. “Produtores de grande porte, sejam integrados ou independentes, geralmente dispõem de profissionais contratados para atividades de gestão e contabilidade. Entretanto, pequenos e médios produtores não contam com essa competência em suas granjas, apesar de terem plena ciência de sua importância na gestão de custos. Buscam soluções simplificadas que sejam de fácil uso e interpretação e que não demandem muito tempo das suas rotinas diárias de criação”, disse Miele.

O Custo Fácil se baseou em um questionário de campo desenvolvido para diferentes projetos de pesquisa, o qual foi simplificado para contemplar no máximo 25 perguntas, e posteriormente inserido em programa de software pela equipe de tecnologia da informação (TI) da Embrapa Suínos e Aves. A nova versão contou com críticas e sugestões de usuários das versões anteriores, com destaque para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS).

“A difusão de ferramentas de gestão como o aplicativo Custo Fácil, em conjunto com as ações de capacitação, como materiais didáticos, palestras e cursos, têm o potencial de qualificar a gestão dos estabelecimentos agropecuários, com destaque àqueles da agricultura familiar que não têm acesso a gestores profissionais ou escritórios de contabilidade, mas que desejam profissionalizar a gestão”, destacou Miele.

Segundo o pesquisador da Embrapa, a melhora na gestão por meio de uma cultura de acompanhamento de custos tem impacto direto na eficiência e na renda agrícola dos produtores de suínos e aves. “Além da cultura de acompanhamento de custos, a qualificação das informações de custos e de rentabilidade têm o potencial de reduzir a assimetria de informação entre produtores, cooperativas e agroindústrias. Nesse sentido, a formação de uma base de dados a partir das informações geradas pelos usuários do aplicativo atende às disposições da Lei 13.288/2016, a chamada Lei das Integrações, que prevê a formação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) e do Fórum Nacional de Integração (Foniagro). A melhor coordenação das cadeias produtivas, por meio da redução da assimetria de informação, tem impacto direto para a promoção de um ambiente concorrencial, reduzindo conflitos e promovendo maior igualdade na distribuição do valor agregado entre os elos de produção agropecuária e de abate e processamento.”

Fácil de usar

Na tela inicial da nova versão do Custo Fácil são apresentadas as opções de navegação com as funcionalidades do usuário, de cadastro de granjas, de cálculo do custo de produção e de relatórios. Para calcular o custo de produção, é preciso cadastrar e selecionar uma granja, cadastrar um novo lote e iniciar a inserção dos dados. O aplicativo gera um relatório completo com os custos de produção (despesas, mão de obra familiar, depreciação, custo operacional, de capital e total), com os resultados do lote (receita bruta, lucro líquido, a margem bruta e a geração de caixa) e com uma análise com a interpretação dos resultados a partir de uma visão de curto prazo da geração de caixa, uma visão da rentabilidade do negócio e da sua taxa interna de retorno, concluindo com uma dica para negociação. Assim, o aplicativo indica qual a receita ideal para atender as expectativas do produtor em termos de geração de caixa, rentabilidade e remuneração da mão de obra familiar.

Para cada granja cadastrada é possível gerar relatório com o histórico dos lotes, bem como obter o ranking e a diferença porcentual em comparação com outras granjas cadastradas na base de dados da Embrapa. Também é possível obter estatísticas para o Brasil e grandes regiões dos dados informados pelos usuários para a base de dados da Embrapa, bem como das granjas cadastradas pelo usuário. Para ter acesso a todas as funcionalidades do aplicativo, basta que os produtores ou técnicos se cadastrem utilizando o ícone “usuário”.

O aplicativo Custo Fácil já tem mais de 27 mil downloads desde sua primeira versão, contando com 1.286 usuários e 139 granjas cadastradas. Espera-se com as funcionalidades da nova versão um aumento tanto no número de usuários quanto de granjas cadastradas, viabilizando a geração de estatísticas mais precisas, disse a Embrapa.

O vídeo no link a seguir explica como inserir dados e as funcionalidades do Custo Fácil: youtu.be/s3KV6jtnj8Y

A versão 3.0 do aplicativo Custo Fácil já está disponível (Divulgação)

Fonte: Carnetec

Veja também

Minerva compra planta de abate e desossa na Colômbia11/08 A Minerva S.A. fechou a compra de uma planta de abate e desossa na Colômbia, com capacidade de produção de 700 cabeças bovinas/dia, informou a empresa. A planta localizada em Bucaramanga, no departamento de Santander, foi adquirida por US$ 14 milhões e irá dobrar o volume de operações da Minerva na Colômbia em 2021, segundo a companhia. A......
JBS assina acordo para aumentar presença na China30/01 A JBS S.A. fechou parceria com a empresa chinesa WH Group visando aumentar o fornecimento e distribuição de carnes bovina, suína e de aves in natura no mercado chinês em até R$ 3 bilhões por ano, informou a empresa em......

Voltar para Notícias (pt)