EXPOMEAT
de 15 a 17 de Março de 2022

Das 14h às 20h
Pavilhão de Exposições Anhembi

Notícias

Postado em 14 de Outubro às 14h52

Pif Paf Alimentos renova Selo Ouro de sustentabilidade

Notícias do Setor (667)
EXPOMEAT 2022 - lll Feira Internacional da Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal A Rio Branco Alimentos, também conhecida como Pif Paf Alimentos, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro no Programa Brasileiro...

A Rio Branco Alimentos, também conhecida como Pif Paf Alimentos, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, informou a empresa na terça-feira (05). Trata-se de uma importante ferramenta usada para entender, quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) de organizações públicas e privadas, disse a Pif Paf. O resultado alcançado refere-se à atuação ao longo de 2020.
A empresa conta que foi a primeira no setor de alimentos congelados em Minas Gerais a participar da iniciativa e realizar esse mapeamento, em 2018, o que lhe rendeu o Selo Prata em 2019. No ano passado, alcançou o Selo Ouro pela primeira vez.
A classificação atesta que, além de seguir todas as diretrizes do programa, a Pif Paf teve o inventário corporativo auditado por uma instituição verificadora independente, o que assegura credibilidade, exatidão e qualidade ao processo de mensuração, disse a companhia.
A vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Rio Branco Alimentos, Maria Paula Brancatelli, disse em nota que se trata de um reconhecimento muito importante e gratificante.
“É uma certificação que conecta nosso negócio ao desafio de limitar o aquecimento global. Reforça nosso engajamento com a diminuição da emissão de GEEs e com a melhoria dos nossos processos, valorizando o cuidado que temos com o planeta e com a nossa gente.”
A executiva lembra que o segundo Selo Ouro chega em um momento no qual a empresa acaba de divulgar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, reunindo as principais ações socioambientais, e de lançar o Manifesto de Sustentabilidade, com oito compromissos públicos para 2030, que refletem as principais iniciativas para contribuir com a construção de um mundo melhor e de uma jornada de evolução.
O tópico nº 3 do manifesto está diretamente alinhado ao reconhecimento obtido no Programa GHG Protocol, pois se refere ao estabelecimento de metas para conter as mudanças climáticas.
Fontes de emissão de GEEs
O inventário desenvolvido pela empresa – uma espécie de raio X das principais fontes de emissão de GEEs em cada processo – reúne dados que permitem definir novas metas e estratégias responsáveis, bem como adotar tecnologias e procedimentos que reduzam os impactos ambientais das atividades.
O Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) é um método utilizado por diversos países. No Brasil, é aplicado por meio do Programa Brasileiro GHG Protocol, coordenado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A intenção é que todos os envolvidos possam identificar oportunidades de diminuição dos GEEs e contribuir, cada vez mais, para a desaceleração das mudanças climáticas no planeta.
Fonte: CarneTec

Veja também

Voltar para Notícias (pt)